AGUARDE. SEUS ANIMES FAVORITOS SOMENTE AQUI
ANIMES BINATON 2008. TUDO FEITO COM CARINHO E RESPEITO PARA VC IRMAO
QUE ACREDITA EM UM MUNDO MELHOR.
Change Language - Sprache verändert
Saint Seiya (聖闘士星矢, Santo Seiya?), conhecido no Brasil e em Portugal como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá) de grande sucesso no mundo, contando a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.
Cinco guerreiros tem a missão de proteger Saori Kido, uma garota que é a reencarnação da deusa Atena, e lutar contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias. A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.
A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997 e está sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. A ela seguiram-se outras manias , como Sailor Moon e Pokémon. No país, a série ficou conhecida tanto como "Cavaleiros do Zodíaco" (por causa de sua primeiro exibição, em 1994) como pelo seu título original (quando voltou a ser exibida na Band).
Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 a SIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episódios, exceptuando o 37. Destacou-se pela constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã.
No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma "anime-mania". Noutros países latino-americanos como, por exemplo, no México e na Argentina o sucesso também foi grande, apesar de a animação japonesa ter sido exibida eventualmente em ambos os países na década anterior, com programas como "Robotech" e "Mazinger Z". Em função do sucesso nos países de língua espanhola, a tradução brasileira do anime foi feita com base na dublagem em espanhol. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan por volta de 1990, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.
Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco. Na França, teve um sucesso gigantesco e surpreendente, merecendo até primeira página de jornal nesse país.[carece de fontes?] Foi nomeado na França como Les Chevaliers du Zodiaque. Na Espanha e outros países de língua espanhola foi chamado de Los Caballeros del Zodiaco. Na Itália, o anime ficou conhecido como I Cavalieri dello Zodiaco, em Portugal adoptaram para Os Cavaleiros do Zodíaco enquanto nos EUA foi exibido como Knights of the Zodiac.
Pode afirmar-se que Saint Seiya deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.
Índice[esconder] |
A cada 200 anos (em média), Atena, a deusa da guerra e da sabedoria, vem à Terra, acompanhada de seus Cavaleiros. Quando Athena reencarna, ela precisa de impedir outros deuses malignos de destruir a Terra. Esses outros deuses, como, por exemplo, Poseidon e Hades, têm o pretexto de que os humanos são cruéis e gananciosos, e por causa disso querem exterminá-los.
Isso dá início às Guerras Santas, na qual Atena e seus cavaleiros lutam contra os outros deuses para que haja paz e justiça neste mundo. Por volta de 1743, terminou a segunda Guerra Santa. Atena havia selado o espirito dos 108 espectro de Hades no Castelo onde o mesmo deus dos mortos havia utilizado como base durante a ultima guerra. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram à última Guerra Santa. Ela deu uma missão a cada um deles, para que a próxima Guerra fosse a última. Foram eles Shion de Áries, que foi escolhido para ser o Mestre do Santuário; e Dohko de Libra, para guardar a torre na qual Hades foi enterrado.
243 anos depois, conforme a tradição, a deusa Atena volta a terra como um bebê. Saga, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, tendo suas ambições malignas despertadas por seu irmão, chamado Kanon, mata Ares (Irmão do Mestre Shion) e toma seu lugar. Assim Saga, disfarçado de Ares, vai até o quarto de Atena para matá-la. Quando está prestes a assassinar a criança, Aioros, o Cavaleiro de Ouro de Sagitário aparece e salva Atena, vendo, então, a verdadeira identidade do futuro Mestre do Santuário. Saga e Aioros haviam sido anteriormente convocados pelo próprio Shion afim de escolher um destes, que eram seus cavaleiros dourados mais fortes, sábios e de reconhecida bondade (Saga era tido entre a população como um homem tão bondoso com um próprio deus)para sucederem o comando do Santuário Grego. Após o anuncio do mestre de que Aioros deveira ser o novo grande mestre, Kanon, o irmão de Saga, começa a tentar o irmão a usurpar o poder no santuário. Saga pune seu irmão com o exilio e morte na prisão de pedra do cabo Sunion, a semente da ambição ja estava desperta. Mas Saga não podia então deixar Aioros viver, por ter descoberto o seu segredo, portanto atacou Aioros e o acusou de traição, denegrindo sua imagem perante todos do Santuário. Mais tarde com a morte de Shion, Saga (possuído por Ares, sua contraparte maligna), assume o controle do Santuário, e da continuidade ao seu legado do mal.
É Shura, Cavaleiro de Ouro de Capricórnio, quem encontra Aioros. Shura consegue feri-lo gravemente e só não o mata por haver um bebê entre ele e o Cavaleiro de Sagitário. Muito ferido, ele foge do Santuário para as antigas ruínas da cidade de Atenas, onde encontra Mitsumasa Kido, rico empresário japonês em férias na Grécia. Aioros após contar a verdade sobre Atena, deixa sobre cuidados de Kido o bebê e a armadura de Sagitário.
Mitsumasa Kido volta ao Japão, onde reúne 100 garotos órfãos (no mangá, todos seus filhos) e os envia para treinamento em diversas partes do mundo, onde poderiam obter armaduras de bronze. Esta seria a força tarefa responsável pela segurança da jovem Atena. Seis anos depois, sobre o pretexto de realizar um torneio, os 10 garotos que sobreviveram aos treinamentos se reúnem novamente no Japão. Mitsumasa Kido já falecido, é representado no torneio por sua neta, Saori Kido, que na realidade é a reencarnação da deusa Atena. O Torneio Galáctico daria ao vencedor a cobiçada Armadura de Ouro de Sagitário. Porém, apenas 9 dos 10 garotos que teoricamente teriam sobrevivido ao treinamento, voltaram para participar do torneiro. Quando todos já consideravam o décimo cavaleiro, Ikki de Fênix, morto, ele surge, rebelando-se contra seus antigos companheiros e inclusive seu próprio irmão, Shun de Andrômeda, roubando a armadura de ouro. Em busca de obter Armadura de Sagitário, Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun, iniciam uma caçada alucinada à Ikki. Nesse tempo, eles desenvolvem grande amizade e companheirismo.
A série consiste em 114 episódios e 25 OVAs. É dividida da seguinte maneira:
No mangá, a história consiste de 28 mangás no Japão.
Os primeiros 13 episódios da TV contando a saga de Hades foram lançados em novembro de 2002, antes disso a saga podia ser acompanhada apenas no mangá.
No ano de 2004, foi lançado um quinto filme chamado Os Cavaleiros do Zodíaco - Prólogo do Céu (Saint Seiya - Tenkai-hen Josō), que supostamente seria um capítulo estendido situado logo após o fim da saga de Hades, dando início a uma nova saga. O filme chegou aos cinemas brasileiros em Outubro de 2006.
Em 2002 foram lançados dois livros contendo uma novela denominada "Gigantomaquia" (Gigantomachia), escrita por Tatsuya Hamazaki, com total aprovação do Masami Kurumada. A história trata do retorno dos Gigas (ou Gigantes), guerreiros portadores das "Adamas", armaduras com a dureza de diamante e simbolizando pedras preciosas e semipreciosas. Eles atacam o Santuário com o objetivo de seqüestrar a jovem amazona de Bronze, Yuuri de Sextante. Junto com o mestre Nicol de Altar, um Cavaleiro de Prata, Seiya e seus amigos tentam libertar a jovem, mas acabam caindo em uma armadilha. Durante a história, surge Mei, filho legítimo de Mitsumasa Kido e discípulo do Cavaleiro de Ouro Máscara da Morte de Câncer. Mei possui a sagrada Armadura de Cabeleira de Berenice, que, segundo diz a lenda, não pertence a nenhuma classificação das armaduras do Santuário. Com essa misteriosa Armadura, Mei tem em suas mãos o poder de deter o deus dos Gigas, Tífon.
Desde 2002 está sendo publicado o Episódio G, produzido por Megumo Okada. Desta vez, Aiolia de Leão é o protagonista da história onde são contadas as primeiras aventuras dos Cavaleiros de Ouro contra os poderosos Titãs, liderados pelo senhor do tempo: Cronos. A história começa em 1973, após a tentativa do assassinato de Atena e antes da Saga do Santuário (1986), onde é revelado toda a angústia de Aiolia por achar que seu irmão fosse um traidor. Depois, vai para 1979, sete anos antes da Saga do Santuário.
Em 2005, foi lançado o "A Saga de Hades - Capítulo do Inferno", no Brasil só em Novembro de 2007 que teve.
Em 2006, dois mangás: Saint Seiya-Next Dimension do próprio Kurumada, e Saint Seiya-Lost Canvas de Teshirogi Shiori, retratam a guerra sagrada de 1743 contra Hades. Ambos os mangás se referirem à mesma guerra, mas Next Dimension se refere a um ponto de vista diferente dos acontecimentos, servindo como um "extra" ao enredo de Lost Canvas.
Em 2008, terá "A Saga de Hades - Capítulo Elíseos", no Japão começará a ter em Março, no Brasil a expectativa é de Lançar em 2010.
Geralmente, os Doze Deuses do Olimpo da mitologia grega são citados como Hera, Apolo, Artemis, Poseidon, Atena, Deméter (que substuiu Dionísio), Afrodite, Hefesto, Hermes, Héstia (que substituiu Ares), Hades e Zeus, o Todo Poderoso.
Todos os doze vestiam armaduras chamadas de Kamui. Eram divinamente reluzentes e possuíam poderes infinitamente maiores que as Armaduras dos Cavaleiros, Escamas dos Marinas ou Surplice dos Espectros. Como todos os deuses, exceto Atena e Poseidon, sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses, essas Kamuis passaram a ser comentadas apenas como lendas.
Sabe-se que a Armadura do Cavaleiro que é restaurada pelo sangue de Atena torna-se uma presença muito próxima à das Kamuis - as chamadas Armaduras Divinas. Para nós, na atualidade, resta imaginar como eram as Kamuis através da aparência dessas Armaduras Divinas.
Segundo palavras de Poseidon, os Deuses do Olimpo um dia descerão à Terra para punir os humanos. A volta dos Doze Deuses do Olimpo trajados com suas Kamuis pode tornar-se o estopim para a próxima batalha dos Cavaleiros de Atena...
Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus.
Com o decorrer dos tempos, começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais o seu poder sobre a terra. Zeus passou a dominar os céus e a terra, Poseidon imperou sobre os mares e Hades comandou o Mundo dos Mortos. Dentre eles, o poder de Zeus era enorme, tanto que era conhecido como o Todo Poderoso. A sua presença servia de rédeas para manter o equilíbrio entre céu, terra, mar e mundo dos mortos.
Contudo, quando Zeus partiu da Terra junto com os outros deuses, deixando o comando à sua filha Atena, começaram a surgir disputas entre os deuses em vários pontos do planeta. Todo os outros deuses cobiçavam a face terrestre que estava sob os cuidados de Atena e a obsessão maior era de Poseidon. Por muitas vezes ele encabeçou os Marinas para desafiar Atena pelo domínio da terra.
Os Cavaleiros de Atena nasceram durante essas batalhas contra Poseidon. Nas muitas batalhas, eles adquiriram experiência e técnicas sistemáticas de luta, estabeleceram o Santuário e passaram a ser presenças fundamentais para a proteção de Atena, tornando-se guerreiros temidos até mesmo pelos deuses. Mesmo depois do fim da batalha contra Poseidon, a disputa pelo domínio da terra continuou durante mais alguns milénios, mas sempre contida pela ação dos Cavaleiros, que garantem até hoje a paz na face terrestre.
Quando a primeira guerra santa começou, muitos homens que lutavam por Atena morreram até que sobraram apenas garotos para lutar. Como odiava as armas, Atena os vestiu com armaduras feitas com Oricalco, o pó de estrelas, e as banhou com a "Vontade Divina". Segundo o mito de Cavaleiros do Zodiáco, todo ser humano é capaz de despertar e elevar seu Cosmo, desde que passe pelo treinamento necessário.
Os Cavaleiros de Atena são hierarquizados de acordo com o metal que compõe sua armadura e sua constelação guia, e esta classificação servem também para dividí-los quanto ao nivel de seu poder, isto é, a capacidade de elevarem seus cosmos. Eles são dividas em Bronze, Prata e Ouro; tais armaduras são entregues a guerreiros, que possuem domínio do cosmo, equivalente ao nível da armadura. Enquanto as Bronze são vestidas por Cavaleiros mais fracos, as de Ouro pertencem àqueles que dominam completamente o Sétimo Sentido, que seria a percepção cósmica de canalizar e dominar plenamente a energia que permeia toda a matéria (chamada cosmo-energia).
Acredita-se que são 12 cavaleiros de ouro, 24 cavaleiros de prata, 48 cavaleiros de bronze.
As Sagas Paralelas são aquelas que não seguem a cronologia normal do Mangá/Anime, mostrando outras aventuras além das principais.
Episódio G é a abreviação do Novo mangá "Episódio Gold" nome do novo mangá japonês dos Cavaleiros do Zodiaco, publicado no Brasil pela editora Conrad. A história é um prelúdio, que começa com o relato da tentativa de assassinato de Atena há 13 anos atrás e continua mostrando a vida de Aioria, o Cavaleiro de Leão, que tendo o irmão acusado de traição passa a ser sempre mal visto no Santuário. Na história também surgem os Titãs, deuses que reinaram antes de Zeus. Os Titãs vão aos poucos ressurgindo e fazendo renascer outras criaturas mitologicas, como os Gigas, com o intuinto de invadirem o santuario de Atena e resgatar a arma divina de Cronos, o rei dos titãs, mas os cavaleiros de Atena aparecem para combatê-los; onde mais tarde ocasionará uma guerra entre o santuario e as tropas de Cronos.
Gigantomaquia é um livro que conta uma saga paralela dos Cavaleiros do Zodíaco. O romance conta a luta dos cavaleiros contra os Gigas (Gigantes). É dividido em 2 volumes.
Os Cavaleiros de Bronze lutam com diversos Gigas aliados aos Titãs e liderados pelo deus Tífon, que comanda por meio do "Temor". Alguns cavaleiros novos aparecem na história, incluindo Mei, o homem que deve selar esse mal.
Um novo mangá que conta a 1ª Guerra Santa do ponto de vista de Dohko e Shion.
A segunda versão desse novo mangá, que conta a Guerra Santa anterior à atual do ponto de vista do cavaleiro de Pégaso antigo, Tenma, e da reencarnação do Hades, Alone. Este mangá lida com a relação do trio Alone (Hades), Sasha (Atena) e Tenma (Pégaso), uma vez que moraram num mesmo orfanato quando jovens e levando em conta o fato de que Alone é irmão biológico de Sasha.
A publicação lida com diversos fatos esclarecedores à mitologia de Saint Seiya e adiciona alguns que podem ser resolvidos ao final do mangá (ou não). Um exemplo disso é o fato desta história mostrar os Cavaleiros de Ouro anteriores aos atuais com aparência semelhante aos mesmos. Isso causou muita revolta entre muitos fãs e levantou novas hipóteses sobre a reencarnação e predestinação no universo de Saint Seiya. No entanto um exemplo de esclarecimento foi a revelação feita à respeito do antigo Grande Mestre do Santuário e o Mestre das terras de Jamir (que na época da história não se encontrava destruída, assim como seu povo).
É mostrado que estes foram irmãos gêmeos e que o Mestre de Jamir fora o antigo cavaleiro de prata de Altar enquanto o Mestre do santuário fora o cavaleiro de ouro de Câncer anterior à Guerra Santa contada na história. Tal fato esclarece a citação da enciclopédia que descrevia o cavaleiro de Altar como a sombra do Grande Mestre, relacionando com o ocorrido de que o Mestre de Jamir estava destinado a ser o verdadeiro cavaleiro de Câncer mas que deixou o posto para seu irmão.
Porém alguns pontos entre as duas sagas (Next Dimension e The Lost Canvas) estão desencontradas, no The Lost Canvas, Dohko era mestre de Tenma enquanto no Next Dimension era o cavaleiro de Copo
O Cygnus project é um projeto de fãs Argentinos de animar a história solo do Hyoga,que está presente apenas no Mangá.
Cinco filmes foram feitos pela Toei Animation e pela Bandai, sendo o último escrito por Masami Kurumada, o autor original da série. Com a exceção do Prólogo do Céu, o último filme, nenhum deles faz parte da cronologia da história original, são apenas sagas alternativas. A maioria dos filmes dos Cavaleiros do Zodíaco possui duração inferior a sessenta minutos. Todos eles representam lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico.
É importante destacar que muitas pessoas não consideram os filmes como peças relevantes da série Saint Seiya, provavelmente devido à baixa receptividade quanto à qualidade dos mesmos. Algumas críticas feitas aos filmes são o pobre desenvolvimento psicólogico dos personagens e a pouca inventividade nas histórias. De acordo com os comentários mais comuns, as tramas sempre giram em torno das lutas dos cavaleiros de Atena contra algum deus maléfico que vem à Terra acompanhado de alguns soldados com o intuito de destruir a raça humana. Em todos os filmes, a deusa Atena é raptada ou abduzida, o cavaleiro Shun é facilmente derrotado e inevitavelmente resgatado por seu irmão Ikki, e basta um golpe de Seiya com a flecha da Armadura de Ouro de Sagitário para por fim às intenções perversas das divindades. Vale lembrar também que estas histórias não foram inventadas por Masami Kurumada e sim por uma estratégia de marketing da Toei Animation.
Diferente dos primeiros filmes, o Prólogo do Céu teve recepção positiva pelos fãs, talvez pelo fato de ter seu enredo feito por Kurumada.
Os filmes são:
A Deusa da Sabedoria e da Justiça cuja vontade é de proteger a humanidade do mal e garantir a paz. Após ser salva das ambições que rodeava o Santuário, foi nomeada como Saori Kido, neta de Mitsumasa Kido.Ela foi salva por Aioros de Sagitário, das garras de Saga de Gemeos (mestre Ares), que tentou mata-la,Saga o acusou de traiçao,e foi morto pelo cavaleiro de ouro Shura de Capricornio por ordens do Mestre Ares.
Cavaleiro que conquistou sua armadura na Grécia treinado pela amazona de prata Marin de Águia. Nobre ao mesmo tempo que agitado, Seiya é o protagonista da série, cujo objetivo é encontrar sua irmã perdida, Seika. É conhecido por nunca perder as esperanças e lutar por aquilo que acredita. Depois da guerra contra Hades ele encontra Seika graças á Marin.
Cavaleiro que treinou arduamente na China com o Mestre Ancião que na verdade é o cavaleiro de ouro Dohko de Libra. Sábio e habilidoso, Shiryu é um notável guerreiro que sempre arrisca sua vida em prol das outras pessoas. Costuma receber grandes ensinamentos de seu mestre.
Treinou sob as frias montanhas da Sibéria pelo cavaleiro Camus de Aquario. Recebe a missão de destruir Seiya e os outros cavaleiros de bronze que mancharam a honra do santuário ao participar do torneio de Saori Kido no Oriente. (No Anime é treinado por meio do Cavaleiro Cristal). Calmo e calculista, Hyoga é o guerreiro que manipula o frio. Ele sempre se lembra da morte de sua mãe que naufragou para salvar o filho, de onde retira dforças para lutar, muito embora seu mestre dicorde da fonte de inspiração do pupilo e pregue que para atingir a perfeição como guerreiro, Hyoga deva esquecer este tipo de sentimentos.
Conquistou sua armadura na ilha de Andrômeda, próxima da Etiópia. Pacífico e bondoso, Shun vive a contradição de ser um guerreiro que não gosta de lutar. Ao fazer uma promessa ao seu irmão Ikki, treina para ser um guerreiro, mas esconde o seu verdadeiro poder usando apenas a corrente embutida na armadura.Ele foi treinado pelo cavaleiro Albion de Cefeu junto a June de Camaleão ,Leda e Spica.
Ikki é o guerreiro que teve o mais difícil treinamento para conquistar sua armadura após resolver trocar o seu lugar com o de seu irmão. O mestre de Ikki, Guilty, que o treinou na Ilha da Rainha da Morte, conseguiu embutir o ódio e o rancor no coração de seu pupilo após matar Esmeralda, sua escrava (filha no anime), que Ikki amava. Após isso, Fênix mata seu mestre, e conquista a liderança dos Cavaleiros Negros e conquista sua armadura. Espalha o caos contra seus amigos, lutando junto dos cavaleiros negros contra Seiya e os outros. Arrependido, Ikki desaparece após ser derrotado, mas volta para ajudar seus amigos em momentos críticos.
Na série, a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de armaduras. Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de Shion, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico.
A armadura de um cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só podem ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os dencendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena, por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar um terço do próprio sangue para ajudar na recuperação.
Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplificam a cosmo-energia do usuário muitas vezes.
Do ponto de vista da biologia, os sentidos são as formas como os seres vivos reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. No ser humano são reconhecidos como sendo 5 sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato; sendo suas respectivas funções: ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir a "textura". A série expande o poder dos 2 últimos sentidos dando ao paladar a função de fala e ao tato o controle sobre a coordenação motora.
Contudo a contagem não pára por aí e, ao longo dos acontecimentos, foram descritos ainda mais 3 sentidos, sendo eles:
6º Sentido: (Intuição) O Sexto sentido faz os Humanos poderem perceber pessoas, animais, plantas, etc a Grande Distância. Com esse Sentido um Humano pode saber quando cada pessoa vai nascer ou morrer, ele também pode conseguir previnir que algo que irá acontecer não aconteça.
7º Sentido: (Sokara) Sétimo Sentido é o mesmo que "Cosmo". Quando um cavaleiro consegue dominar este cosmo por completo, isto quer dizer que ele alcançou o máximo do Sétimo Sentido. Desde os tempos mitológicos, apenas os Cavaleiros de Ouro conseguiram dominar o máximo do Sétimo Sentido, sendo, assim, pessoas praticamente invencíveis. Mas, na verdade, se um Cavaleiro de Bronze ou Prata estiver muito determinado e encorajado, ele também poderá alcançar o Sétimo Sentido, mesmo sendo com muito mais dificuldade. Usando o poder do 7º Sentido um cavaleiro é capaz de superar a perda dos outros 6, então para um cavaleiro de ouro a perda dos outros sentidos não importa em nada.
8º Sentido: (Arayashiki) O Oitavo Sentido é a habilidade que permite aos Cavaleiros irem até o Meikai (Mundo dos Mortos) e voltarem sem morrer. Assim como o Sétimo Sentido, é necessário um bom estado de espírito para despertá-lo. Os Espectros de Hades não o possuem, apesar de irem e voltarem do Mundo dos Mortos facilmente graças à proteção que possuem por jurar lealdade a Hades.
9º Sentido: (Divindade) Apesar de apresentado no Hipérmito, nunca foi descrito na série. O 9º Sentido seria a "Vontade Divina", um poder que permeia o universo desde o Big Bang. Aqueles que o alcançam, ganham o poder para se conventerem em deuses. Os Cavaleiros da Esperança conseguiram chegar a transformar as Suas aramaduras Banhadas com o Sangue de Atena em Kamuis ou Armaduras Divinas.
1986:
1987:
1988:
1989:
1990-1993:
1994:
1995:
1997:
1999-2000:
2001:
2002:
2003:
2004:
2005:
2006:
2007:
2008:
No Brasil, a série possuiu duas dublagens. A primeira, feita no estúdio Gota Mágica, foi acompanhada de perto pelos executivos da Bandai, que já esperavam um grande sucesso. Por causa destes executivos, o cavaleiros Jabu de Unicórnio virou Jabu de Capricórnio entre outros erros.
Mais tarde, afim de conseguir que a série podesse ser novamente exibida em terras brasileiras, chegou-se ao consenso que seria mais fácil redublar toda a série do que conseguir posse das fitas originais que estavam sobre fortes problemas judiciais (devido a falência da Rede Manchete). Esta segunda dublagem, foi feita no estúdio Álamo que realizou um trabalho com mais cuidado e esmero do que a primeira versão. Ela contou também, com a volta da maioria dos dubladores originais (exceção aos que faleceram ou aos não puderam participar). Os erros desta versão são mínimos, mas ainda há alguns problemas, como trocar no meio da série os nomes "Espírito Diabólico" para Golpe Fantasma e "Pata do Leão" para Cápsula do Poder.
No Japão, após 20 anos sendo dublada pelas mesmas pessoas, Masami Kurumada, trocou os dubladores originais dos 5 Cavaleiros de Bronze e da deusa Atena por pessoas mais jovens.
De acordo com uma carta que foi publicada no site do próprio Kurumada, ele dizia que a voz de vários dos dubladores antigos estava "nojentamente imprestável" ('helplessly gross' na tradução em inglês que o site disponibilizou), e que queria "alcançar uma nova geração de fãs" usando um elenco mais "atual", que é facilmente reconhecido de séries que estariam "na moda" atualmente no Japão.
Essa noção contradiz diretamente o posicionamento de Toru Furuya (1º dublador japonês de Seiya) e do diretor Shingeyasu Yamauchi (diretor dos 13 OVAs de Hades-Santuário e do filme Prólogo do Céu), que afirmavam que o público de Cavaleiros no Japão são os adultos que acompanharam a série quando crianças. Furuya se afastou por não desejar continuar o trabalho sem seus companheiros, e aparentemente, Kurumada deliberadamente vetou Yamauchi, usando a fraca recepção do filme no Japão (o filme apenas se pagou quando exibido, mas foi exibido somente em cinemas da Toei) como argumento. Disso surgiram os novos dubladores e o novo diretor da série que assumiram na Fase Inferno.
No auge de sucesso dos cavaleiros no Japão foram criados vários jogos dos cavaleiros para os consoles da Nintendo (dois para o NES e um para o Game Boy).
Muito tempo depois, em 2005, a Bandai lança um novo jogo de luta para Playstation 2, o Saint Seiya - Chapter Sanctuary. Uma continuação do jogo situada na saga de Hades também acaba sendo confirmada.
Referente a saga do Santuário completa, numa mistura de plataformas com batalhas RPG.
Jogo focado na "Batalha das 12 Casas".
Jogo que passa pela Saga do Santuário até a Saga de Poseidon. Desta vez totalmente como RPG, semelhante à jogos como "Final Fantasy".
Remake do primeiro jogo Saint Seiya para Nes.
Jogo com um estilo bem diferente, onde você enfrenta os inimigos digitando rapidamente palavras em japones que aparecem na tela.
É o primeiro jogo 3D de luta de Os Cavaleiros do Zodíaco, situado na batalha das 12 casas.
Por enquanto, o último jogo oficial já feito dos Cavaleiros do Zodíaco e o segundo para Playstation 2. Bem parecido com o antecessor, o gênero continua sendo de luta, porém desta vez situado na Saga de Hades. Haverá novos personagens que não participaram do jogo anterior.
Apesar de ser baseado no original do mangá, o anime apresentou diversar modificações, tornando a história mais complexa e interessante. Inicialmente Os Cavaleiros do Zodíaco foi divido em três diferentes sagas: Santuário, Asgard (inédita) e Poseidon. O episódio número 114, exibido no dia 01/4/1989 (no Japão) marcou o fim das histórias dos sagrados defensores de Atena na telinha.
Quando já se pensava que nada mais seria feito, em 2002 a Toei Animation e seus executivos decidiram dar continuidade a série. Treze episódios iniciais da saga de Hades, capítulo do Santuário foram exibidos ao longo de 6 meses através do canal pago Sky Perfect TV, onde foram utilizadas as mais recentes tecnologias de animação. No final de 2005 e começo de 2006 seis novos episódios foram lançados, correspondentes ao capítulo do Inferno. O mesmo procedimento foi tomado entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, encerrando assim, o penúltimo capítulo desta saga. Agora os fãs de todo o mundo aguardam notícias a respeito do encerramento desta emocionante história.
Como ocorre costumeiramente com séries de sucesso no Japão, foram produzidos três curtas e dois longas metragens para o cinema. Estes especiais, geralmente contam histórias paralelas às apresentadas na série de TV, muitas vezes complementando a série (como ocorre no filme Prólogo do Céu) ou simplesmente contando uma nova aventura envolvendo os personagens principais.
No período em que a série esteve em exibição no Brasil pela primeira vez os especiais foram lançados em vídeo pela Flash Star Home Vídeo e pela Premiere Filmes Ltda. Já o filme Prólogo do Céu veio para os cinemas brasileiros em 2006 graças ao empenho da PlayArt.
Para maiores informações, navegue pelo menu ao lado e divirta-se.